ESTUDOS DE ENFERMAGEM Consulte os resumos e faça o download de estudos científicos na área da enfermagem


segunda-feira, novembro 03, 2008

Experiência com pressão negativa local (método a vácuo) no tratamento de feridas complexas



Título:
ARRUNÁTEGUI, Gino; FERREIRA, marcus Catro;JÚNIOR, Paulo Tuma e WADA, Alexandre. Experiência com pressão negativa local (método a vácuo) no tratamento de feridas complexas. São Paulo med. j;124(3):150-153, May-June. 2006.

Resumo: Contexto e Objectivo: Foi estudado o uso tópico de pressão negativa em feridas de difícil resolução. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da pressão negativa como tratamento de feridas complexas.
Tipo de estudo e local: Série de casos atendidos em um hospital terciário (Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
Métodos: Vinte e nove pacientes com feridas complexas foram tratados com o sistema a vácuo e, então, submetidos a um procedimento cirúrgico para o fechamento da ferida.
Resultados: 85% dos enxertos de pele tiveram boa "pega" e 87,5% dos retalhos locais foram mobilizados com êxito, o que aponta para um preparo adequado do leito da ferida. As feridas foram fechadas em tempo mais curto que o que nós observamos em outros tratamentos convencionais. Em dois casos, o vácuo também foi usado para a estabilização dos enxertos de pele em cima das feridas.
Conclusões: O vácuo é um método seguro e eficiente no preparo de feridas para o fechamento cirúrgico. Permite melhora das condições locais da ferida, com desenvolvimento de tecido de granulação saudável e controle da infecção local.

Palavras-Chave: Cicatrização de feridas. Vácuo. Cirúrgia plástica. Úlcera da perna. Úlcera decúbito.

Fonte: Scielo, Brasil


Download versão completa em .pdf (Inglês)


Download versão em Português (Tradução Google)

Etiquetas: , , , ,

posted by Anónimo @ segunda-feira, novembro 03, 2008,


0 Comments: